É de conhecimento comum que as placas de sinalização de trânsito são fabricadas de chapas metálicas, o que as pessoas não sabem, é que existem diferenças entre as chapas.
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre as placas fabricadas de chapa de aço e as placas fabricadas de ACM (alumínio composto), material que vem ganhando muito espaço neste segmento.
Aço #18 (1,25 mm) galvanizado
Pontos fortes:
Chapa extremamente resistente, rígida e muito fácil de ser encontrada.
Pontos fracos:
Material sujeito à roubo por possuir valor comercial de venda, o aço pode enferrujar se não possuir tratamento de galvanização, as chapas são pesadas e podem ser perigosas caso possuam cantos vivos e difícil processamento de corte e furos.
ACM 3 mm (alumínio composto)
Pontos fortes:
Material sem valor comercial para roubo e venda, não possuem risco de enferrujar, o ACM é até 5 x mais leve que o aço, o que facilita a fabricação, instalação e segurança dos operadores.
Pontos fracos:
A chapa de ACM é menos resistente que o aço em casos de ventos fortes, por isso pode ser necessário utilizar contraventamentos para apoio e sustentação da placa, esses apoios são recomendados em placas com tamanho acima de 60×60 cm.
Relação de custo
Por muitos anos o aço vem dominando o mercado de placas de sinalização, no entanto, desde 2020 a commodity vem sofrendo sucessivos aumentos, o que proporcionou espaço para implantação do alumínio composto ACM 3 mm.
Na data de 24/08/2022, dia que escrevemos este artigo, o aço tem um custo aproximado de R$ 110,00 por m², enquanto o ACM 3 mm custa R$ 80,00, o que indica uma diferença de aproximadamente 30% de valor.
Até 2020 essa diferença apresenta uma alta de 50% do ACM sobre o aço, ou seja, o ACM custava mais de 50% que o aço. O que impossibilitava o uso do material.
Conclusão
Ambas chapas possuem alto desempenho e durabilidades se usados para fabricação de placas de sinalização, cada um com suas qualidades e defeitos, o que devemos observar é a relação de custos atualizada para escolha de cada um deles. O aço sempre terá aumento com o ciclo de commodity e o ACM fica sujeito ao valor do dólar por ser um material importado.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender mais sobre as chapas utilizadas para fabricação de placas de sinalização.
Nós somos a Sinal Center, empresa fabricante de placas de sinalização que utiliza ambas as chapas para confecção de placas.