A medição de refletância das faixas (como faixas de sinalização viária horizontal) é feita para avaliar quão visível é a pintura quando iluminada por faróis de veículos, principalmente à noite. Esse processo geralmente envolve a medição da retrorrefletância, que é a capacidade da faixa de refletir a luz de volta na direção do motorista.
Equipamento utilizado
O instrumento mais utilizado é o retrorrefletômetro, que pode ser:
- Portátil (manual): usado em campo, diretamente sobre a faixa.
- Montado em veículo: para medições contínuas enquanto o carro se move.
Como funciona a medição
- Simulação do farol e do olho humano:
O equipamento projeta luz com um ângulo semelhante ao dos faróis (geralmente 1,24° em relação ao solo) e mede a quantidade de luz refletida de volta em direção ao motorista (geralmente 1,05° acima do solo). - Medição do valor de RL:
A refletância é expressa em mCPL (milicandelas por lux por metro quadrado – mcd/lx/m²), que indica a quantidade de luz refletida por unidade de luz incidente por área.- Valores típicos para faixas novas: acima de 150 mcd/lx/m² (dependendo da tinta, microesferas e normas locais).
- Abaixo de certos valores, a faixa é considerada com baixa visibilidade.
- Condições de medição:
- A medição pode ser feita em seco e/ou molhado, com ou sem chuva simulada, pois o desempenho da faixa muda bastante.
- É importante seguir normas técnicas como a ABNT NBR 14723 (no Brasil) ou ASTM E1710 (internacionalmente).
Fatores que afetam a refletância

- Tipo e quantidade de microesferas de vidro aplicadas.
- Cor e tipo da tinta (termoplástica, à base de solvente, à base d’água).
- Condições da superfície (asfalto novo, antigo, irregular).
- Tempo de uso e abrasão (faixas desgastadas refletem menos).
Se você busca tintas e microesferas normatizadas para garantir a máxima visibilidade e durabilidade da sua sinalização viária, entre em contato com a Sinal Center. Nossa equipe técnica está pronta para ajudar com soluções de alta performance e entrega rápida para todo o Brasil.