Como são fabricados as tachas e tachões de sinalização

Neste texto você vai descobrir como são feitas as tartarugas e olho de gato de sinalização, acompanhe abaixo com detalhes todo processo de fabricação desses itens que são tão importantes para manter a organização e segurança das ruas e estradas.

Ambos produtos possuem um processo de fabricação bem similar, neste artigo vamos explicar como são produzidos estes dispositivos de material de resina poliéster, que é o tipo mais comum utilizado no Brasil.

Materiais necessários:

1- Forma plástica própria para tacha e tachão;

2- Refletivos para tacha e tachão com fita dupla face;

3- Parafusos, para o tachão: parafuso ½ cabeça francesa e para tacha:parafuso 5/16 cabeça sextavada.

4- Massa para preenchimento composta de resina poliéster de alta resistência com catalisador, corante e cargas minerais.

Após possuir todos materiais, acompanhe abaixo o processo passo a passo para fabricação das tachas e dos tachões.

1- Montagem das formas

O primeiro passo é colar o refletivo nas formas, geralmente no próprio material possui a identificação da orientação correta de montagem, caso não possua, consulte o fabricante. Após os refletivo colados, utilize o suporte e prenda os parafusos com a cabeça francesa ou sextavada virada para a forma;

2- Preparação da massa de resina

Utilizando um batedor de alta potência, junte os componentes que são: resina poliéster, corante e cargas minerais. Após a massa estar completamente homogênea, adicione o catalisador, este componente é responsável pela secagem e endurecimento da resina. Após adicionado, o material irá começar a endurecer em aproximadamente 10 minutos, dependendo da quantidade e condição climática que se encontra.

3- Preenchimento das formas

Após estar com todas formas devidamente montadas e com a massa pronta, chegou o momento de preencher essas formas com a massa preparada. Utilizando um balde ou jarra, preencha cuidadosamente as formas até chegar no limite de preenchimento. Cuidado para não ultrapassar ou faltar massa, nesses casos, o material será completamente perdido e descartado.

4- Secagem

Após todas as formas estarem preenchidas com a massa de resina, aguarde de 10 a 20 minutos e verifique se a massa está esquentando, e desgrudando das laterais da forma, este é o ponto ideal para desformar.

5- Desformagem

Após a massa ficar quente e endurecida, vire a forma com os parafusos para baixo e aperte a parte central da forma até que a tacha ou tachão desgrudem, se necessário bata levemente a forma na mesa ou com martelo de borracha.

6- Acabamento final

Após o dispositivo estar desformado, agora só falta retirar a fita dupla face que ficará na parte de fora do refletivo, aproveite enquanto o material ainda esteja quente, isso vai facilitar a retirada da fita.

Conclusão

Bom, esperamos que este texto tenha lhe ajudado a entender como as tachas e tachões de trânsito são produzidos.

Nós somos a Sinal Center, uma empresa fabricante de tachas e tachões refletivos. Para mais informações ou para comprar estes dispositivos auxiliares, entre em nosso site: sinalcenter.com.br

Sinal Center - Sinalização e Placas

Somos a Sinal Center, empresa fabricante de Placas e Produtos de Sinalização em Curitiba. Soluções personalizadas com ampla variedade de materiais e tamanhos. Nossa missão é contribuir para um ambiente mais seguro e organizado por meio de soluções de sinalização confiáveis e duradouras.