As placas refletivas de sinalização possuem a propriedade de refletir os raios de luz, proporcionando um efeito brilhoso para quem observa, esse efeito proporciona ao observador visualizar a placa mesmo à noite, desde que tenha uma luz incidente na placa. Essa luz incidente geralmente é gerada pelo farol dos veículos que trafegam na via.
As placas de sinalização precisam ser refletivas?
A resposta é NÃO. De acordo com Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, as placas só precisam ser refletivas em locais que não possuam iluminação própria, ou seja, só é necessário que a placa seja refletiva caso não haja nenhuma luz ambiente no local. Mas é extremamente recomendado a utilização deste tipo de material para qualquer placa de sinalização de trânsito que fique em ambiente externo.
Utilização
Para manter a segurança em períodos noturnos, é essencial a utilização de materiais refletivos e retrorrefletivos para sinalizar situações e objetos perigosos. Os materiais refletivos irão proporcionar visualização da situação de risco mesmo a distâncias consideráveis, proporcionando, um tempo de resposta seguro para o motorista poder reagir com segurança à situação.
Modelos
As placas de sinalização refletivas mais comuns são as de regulamentação, advertência, indicação e de obras, no entanto, podemos também usar o material refletivo para placas personalizadas, lembrando que são sempre indicadas para ambientes externos, para que possamos aproveitar seus efeitos benéficos de segurança.
Placas refletivas de sinalização personalizadas
Também produzimos placas refletivas de sinalização personalizadas em diversos tamanhos e até com sua própria logo. Geralmente as placas de sinalização personalizadas são utilizadas em estacionamentos e ruas de condomínios e empresas privadas.
Diferença entre refletividade e retrorrefletividade
Refletividade é um efeito de reflexão difuso, ou seja, a luz irá ser refletida, mas espalhada para diversas direções distintas. Já a retrorrefletividade, tem um efeito direcionado, ou seja, só iremos enxergar a luz refletiva estando na mesma direção da luz apontada.
Exemplos de materiais refletivos:
Roupas de epi refletivas, espelhos, superfícies de inox e outros materiais brilhantes.
Exemplos de materiais retrorrefletivos:
Placas de sinalização retrorrefletivas, tachas e tachões de trânsito, faixas retrorrefletivas para caminhões e caçambas.
Sobre a Empresa
Somos fabricantes de placas de sinalização refletivas, trabalhamos com placas de advertência, regulamentação, indicação, de obras e personalizadas.
Solicite um orçamento e saiba mais sobre placas de sinalização refletivas.