É comum que tenhamos dúvidas de onde comprar placas de sinalização de trânsito, pois este tipo de produto acaba sendo recluso somente a licitações e compras de órgãos públicos.
Fique tranquilo(a) que neste texto iremos explicar tudo o que você precisa saber para comprar placas de sinalização de trânsito, seja para seu município, condomínio ou empresa privada.
Felizmente com o surgimento da internet, ficou mais fácil de encontrar esse tipo de placa, mas ainda devemos nos atentar a alguns fatores importantes para sermos assertivos na compra, e não nos deixarmos enganar com produtos de baixa qualidade e durabilidade.
Confira abaixo os principais fatores que você deve considerar antes de comprar uma placa de sinalização de trânsito.
1 – Durabilidade
É ideal que a placa de trânsito a ser adquirida tenha no mínimo 7 anos de durabilidade em ambientes externos, aguentando diariamente sol e chuva. Não se deixe enganar por empresas de comunicação visual, que geralmente não possuem os materiais adequados para este tipo de produção.
2- Refletância
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito: as placas de sinalização de trânsito, devem ser refletivas em todos os casos em que não haja iluminação externa adequada, ou seja, caso não haja uma luz iluminando a placa de sinalização. Neste caso, você deve buscar uma placa de trânsito com propriedade refletiva, isso garantirá que os motoristas enxerguem este sinal mesmo a noite sem iluminação, garantindo mais segurança para todos que circulam na via.
Recomendamos que procure uma placa com película retrorrefletiva que se encaixe na norma ABNT NBR 14644 como tipo I prismática, também conhecida como grau técnico prismática ou grau engenharia prismática. Isso irá garantir desempenho de refletância a sua placa e durabilidade esperada de no mínimo 7 anos. Indicamos as marcas: 3M, DM e Avery Dennison.
3- Tipo de chapa
Indicamos a utilização de chapa de aço #18 (1,25 mm) galvanizada e com verso pintado na cor preto fosco, se você procura alta durabilidade também pode procurar pela chapa com pintura epóxi. Outro material de alto desempenho para fabricação das placas, é o ACM 3 mm (alumínio composto), este material é muito utilizado em construção civíl e fachadas, no entanto apresenta alta durabilidade e desempenho como placa de sinalização de trânsito.
4- Tamanhos padrões indicados
Para cada tipo de placa, seja de regulamentação ou advertência, existe um tamanho ideal de acordo com sua utilização, ou seja, se vamos utilizar essa placa para uma cidade, condomínio ou até mesmo uma rodovia. Caso você queira saber mais informações sobre os tamanhos das placas, indicamos que acesse este link, preparamos um texto detalhado sobre o tamanho padrão para placas de sinalização.
5- Modelos e significados
Para saber exatamente qual modelo e símbolo que você deve utilizar para cada caso, recomendamos que busque uma empresa de sinalização especializada que lhe indique o melhor sinal para cada situação.
Bom, esperamos que este texto tenha lhe ajudado a entender tudo que você precisa saber antes de comprar sua placa de sinalização de trânsito.
Nós somos a Sinal Center, uma empresa fabricante de placas de sinalização de trânsito. Para mais informações ou para comprar placas de trânsito, acesse este link.