Você sabia que existe uma grande variedade de faixas de trânsito? As cores, largura e tipo da demarcação tornam cada tipo único e com uma função específica na sinalização horizontal de trânsito.
Nesse texto, a Sinal Center vai te explicar um pouco mais sobre as linhas de eixo e linhas de bordo.
Regras gerais
- Faixa seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem.
- Faixa continua: Indica que é proibida a ultrapassagem.
- Cor amarela: Indica divisão de pistas de sentidos opostos.
- Cor branca: Indica divisão de pistas do mesmo sentido.
Linhas de eixo
As faixas ou linhas de eixo são aquelas que dividem duas ou mais faixas de rolamento, confira a imagem abaixo e as legendas descrevendo cada uma delas.
LMS-1 (Linha Simples Contínua): A faixa branca contínua é utilizada para separar 2 ou mais faixas de rolamento do mesmo sentido. Por se tratar de uma linha contínua, também é proibido a ultrapassagem nesses trechos.
LMS-2 (Linha Simples Seccionada): A faixa branca seccionada é utilizada para separar 2 ou mais faixas de rolamento do mesmo sentido. Neste caso, por a faixa ser seccionada, é permitido a ultrapassagem nesses trechos.
LFO-1 (Linha Simples Contínua): A faixa amarela contínua é utilizada para separar vias de sentido opostos. Por se tratar de uma linha contínua, também é proibido a ultrapassagem nesses trechos.
LFO-2 (Linha Simples Seccionada): A faixa amarela seccionada é utilizada para separar vias de sentido opostos. Neste caso, por a faixa se seccionada, é permitido a ultrapassagem nesses trechos.
LFO-3 (Linha Dupla Contínua): A faixa dupla amarela contínua é utilizada para separar vias de sentido opostos. Neste caso, por as duas linhas serem contínuas, é proibido a ultrapassagem nos dois sentidos da via.
LFO-4 (Linha Contínua / Seccionada): Este tipo de faixa é composto por uma faixa amarela contínua e outra faixa amarela seccionada, neste caso, somente é permitido ultrapassar no lado da via que apresenta a característica seccionada, no outro lado da via, que apresenta estado contínuo, é proibido a ultrapassagem.
MFR (Marcação de Faixa reversível no contra-fluxo): Delimita a faixa que pode ter temporariamente seu sentido de circulação invertido. É utilizada em lugares que possui trânsito intenso em horários de pico. Este tipo de faixa é muito comum na cidade de Rio de Janeiro.
Linha de bordo
LBO (Linha de bordo): Linha branca contínua utilizada no bordo ou extremo das vias, essa faixa indica ao motorista os limites laterais da pista e serve como linha guia ao motorista.
Faixa amarela de proibido estacionar
LPP (Linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada): Faixa amarela pintada na lateral da pista que indica que é proibido estacionar nos trechos ou lugares que a percorrem.
Qual tinta é utilizada para pintura de faixas de trânsito
A tinta utilizada para pintura de faixas de trânsito em cidades e rodovias é a tinta para demarcação viária, seja ela à base de água ou solvente.
As tintas à base de água são mais comuns por serem menos poluentes e secarem rapidamente. Já as tintas à base de solvente são mais resistentes ao desgaste e às intempéries.
Além disso, muitas dessas tintas contêm elementos reflexivos, como microesferas de vidro, que aumentam a visibilidade à noite e em condições de baixa luminosidade. A aplicação dessas tintas segue normas rigorosas para garantir a segurança e a eficácia das sinalizações nas vias urbanas e rodovias.
E aí, conseguiu entender sobre o assunto? Confira o nosso blog e descubra tudo sobre o universo da