Como fixar placas de sinalização

Neste texto iremos explicar as principais formas de fixar placas de sinalização com segurança e praticidade.

Placas de trânsito

As placas de sinalização de trânsito de regulamentação e advertência podem ser fixadas basicamente de três formas.

1- Fixação direta no poste metálico

Esta modalidade de fixação funciona apenas para placas que possuam diâmetro ou lado menor que 50 cm.

Neste caso, são realizados 2 furos centrais na placa, que geralmente possuem espaçamento de 40 cm entre furos.

Com o poste devidamente furado, basta atravessar o parafuso de 8 mm de cabeça francesa com arruela somente na parte de trás do poste com a porca.

2- Fixação no poste com contraventamento

O contraventamento geralmente é utilizado para placas que possuam mais de 60 cm de diâmetro ou lado, este acessório vai garantir que a placa não dobre ou quebre com ventos fortes.

Neste caso a furação vai depender do fabricante e tamanho da placa, mas geralmente o contraventamento possui 2 furos nas extremidades e a placa vai possuir 4 furos, sendo 2 na horizontal e 2 na vertical, assim, o contraventamento é fixado na placa e a placa é fixada no poste metálico.

3- Fixação em poste de luz ou concreto

Nesta situação, a fixação da placa é realizada com os seguintes acessórios: braquete, fita de arquear e selo de travamento.

Os braquetes são fixados na placa com parafusos, porcas e arruelas, é este acessório que permite a passagem da fita de arquear na parte detrás da placa, o selo servirá para travar esta fita e deixar ela sempre esticada e firme.

Assim, a placa de sinalização ficará “agarrada” ao poste de luz ou de concreto.

Placas de sinalização comuns

A tipo de fixação de placas de sinalização comuns irá depender do local de instalação, abaixo falaremos dos mais comuns:

1- Fixação com fita dupla face

A fita dupla face VHB possui grande utilidade quando o local de fixação da placa é uma parede lisa, porta de madeira ou até mesmo vidro.

Este tipo de fixação é bem eficiente, mas funciona apenas para fixação em substratos lisos e não rugosos, locais em que a fita dupla face pode aderir à superfície.

2- Fixação com fita enforca gato ou abraçadeira de nylon

Este tipo de fixação é eficiente quando a placa tem que ser instalada em portões com grande ou em algum local que seja possível travar a abraçadeira de nylon.

Geralmente o fabricante neste caso irá enviar as placas com 4 furos nas extremidades.

O ponto negativo deste tipo de fixação, é que é fácil de realizar vandalismo ou furto desta placa.

3- Fixação com parafusos e buchas

A fixação de placas com parafusos e buchas permite um excelente travamento da placa e dificulta muito os furtos e vandalismo, geralmente ela é realizada utilizando parafusos, arruelas e buchas de 4, 6 ou 8 mm nas extremidades da placa.

O ponto negativo desta modalidade é que o furos vão estragar o acabamento da parede em caso de retirada deste placa, então este tipo é recomendado em casos que placa fixada fique durante um longo período de tempo exposta em ambientes externos.

Conclusão

Bom, esperamos que este texto tenha te ajudado a entender mais sobre como as placas de sinalização são fixadas.

Nós somos a Sinal Center, empresa fabricante de suportes e placas de sinalização, conte conosco para tirar qualquer dúvida ou para realizar uma cotação sem compromisso.

Sinal Center - Sinalização e Placas

Somos a Sinal Center, empresa fabricante de Placas e Produtos de Sinalização em Curitiba. Soluções personalizadas com ampla variedade de materiais e tamanhos. Nossa missão é contribuir para um ambiente mais seguro e organizado por meio de soluções de sinalização confiáveis e duradouras.