As placas de sinalização de obras possuem a função de garantir a segurança dos usuários da via durante intervenções temporárias que em sua grande maioria são ocasionadas por obras ou serviços.
Durante essas obras ou serviços, a via pode ser canalizada, desviada ou até mesmo interditada, por isso, é essencial que haja um bom planejamento de sinalização temporária para garantir a proteção de pedestres, motoristas e trabalhadores da via.
De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito é essencial que em rodovias ou vias urbanas que não possuam iluminação pública, as placas devem ser retrorrefletivas (refletivas), luminosas ou iluminadas.
As placas refletivas, luminosas ou iluminadas devem ser visualizadas da mesma forma durante o dia ou à noite. Isso garante que o motorista possa visualizar este tipo de situação atípica mesmo em períodos noturnos.
Materiais das placas
Os materiais mais utilizados como chapa das placas são aço, alumínio e o ACM (alumínio composto). Podem ser utilizados outros materiais, desde que os mesmos garantam características dos sinais e segurança da via durante o período de utilização.
Para garantir a refletividade e luminosidade das placas, o manual do CONTRAN exige que o fabricante atenda, no mínimo, às normas técnicas da ABNT.
No caso das placas retrorrefletivas, a norma correta é a ABNT NBR 14644 que especifica a cor, durabilidade e intensidade da luz refletida pela película.
Conclusão
Caso você queira saber mais sobre a sinalização temporária acesse o manual do CONTRAN que contém todos detalhamentos e informações que irá precisar.
Nós somos a Sinal Center, empresa fabricante de suportes e placas de sinalização, conte conosco para tirar qualquer dúvida ou para realizar uma cotação sem compromisso.