O roubo de placas de sinalização é um problema que pode causar sérios riscos à segurança pública e gerar custos significativos para as autoridades locais ou estaduais.
Para evitar o roubo de placas de sinalização, aqui estão algumas medidas que podem ser adotadas:
- Fixação reforçada:
- Utilize parafusos e fixações de segurança que exigem ferramentas especiais para remoção.
- Alguns municípios e empresas batem na ponta do parafuso para entortar o mesmo, assim, dificultando a retirada das porcas e arruelas, essa com certeza é uma solução barata e útil, mas dificulta a manutenção ou troca das placas.
- Uso de materiais sem valor comercial:
- As placas de sinalização são roubadas ou furtadas para serem vendidas no mercado ilegal. Geralmente essas placas são produzidas em aço galvanizado ou em alumínio, materiais que possuem alto valor comercial. Uma maneira eficaz de de reduzir os roubos, é simplesmente fazer a troca dos materiais da placa para chapas sem valor comercial, hoje, temos no mercado a opção do alumínio composto (ACM 3 mm) e chapa de fibra de vidro, esses materiais, dificultam muito a venda posterior após o roubo, o que desestimula a atividade ilegal.
- Iluminação adequada:
- Apesar de não inibir, a iluminação adequada dificulta a atividade criminosa de furto, por deixar as placas ou produtos mais expostos.
- Materiais destrutíveis:
- Existem materiais refletivos com propriedade destrutíveis, ou antivandalismo, que são super difíceis de serem removidos, então, por mais que a chapa de aço ou alumínio seja roubada, será super difícil de limpar e reutilizar em outra situação.
Lembrando que, em muitos lugares, o roubo de placas de sinalização é ilegal e pode resultar em penalidades graves. A combinação de medidas de segurança física, monitoramento e conscientização pública pode ajudar a reduzir o roubo de placas de sinalização e seus impactos negativos.