Também conhecida como placa de pare, a placa de parada obrigatória R-1, que pertence ao grupo de placas de regulamentação, indica ao condutor que é obrigatório realizar a parada do veículo nos locais de esquina ou intersecções sinalizadas.
É indicado a utilização desta placa em locais que haja risco de acidentes, em passagens que não possuem semáforo, em vias preferenciais, em situações em que haja grande volume de tráfego ou em regiões que não seja possível visualizar com clareza as ruas e passagens ao redor.
Geralmente vamos encontrar este tipo de placa quase na extremidade da esquina, se a rua for de apenas um sentido, vamos encontrá-la, na esquina, ligeiramente a direita, caso a via ou rua tiver mais de uma pista de rolamento no mesmo sentido, vamos ver esta placa implantada nos dois lados da via. Geralmente também podemos observar a sinalização horizontal com a escrita PARE acompanhando a sinalização vertical da placa de PARE.
PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO
A placa de pare, pertence ao grupo de placas de regulamentação que seguem algumas regras e características em comum que são:
1- Este é o tipo de sinal que mais devemos ter atenção;
2- Os sinais de regulamentação indicam obrigações, limitações, proibições ou restrições;
3- O descumprimento da sinalização de regulamentação é passível de multa.
4- Todas as placas possuem a cor vermelho e branco na sua composição, a grande maioria ainda possuem o pictograma ou escrita na cor preto.
Características:
A Placa de PARE R-1 tem 8 lados, ou seja, ela é tem formato octogonal, com tamanho variado de acordo com sua utilização, abaixo entraremos em mais detalhes sobre o tamanho utilizado em vias urbanas (cidade) e vias rurais (rodovias).
Materiais:
Diferente do que muitos pensam, a placa de pare de alta durabilidade utilizada em grandes cidades e capitais não são pintadas, por incrível que pareça, ela é composta por uma chapa de Aço, Alumínio ou ACM e da película retrorrefletiva que é colada em cima da chapa devidamente tratada.
Película retrorrefletiva:
De acordo com o manual do CONTRAN, a placa de PARE e as demais placas de regulamentação que não possuem apoio de iluminação pública, devem ser retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas. Ou seja, em locais escuros, é obrigatório que a placa de pare possua propriedade refletiva, isso acontece quando o farol do veículo é apontado para a placa em questão, com essa propriedade ativa, é possível que o motorista consiga visualizar o sinal mesmo sem apoio de luz externa da via ou local.
Geralmente para placa de pare, é utilizado a película refletiva tipo I da ABNT 14644, que geralmente é conhecida como grau engenharia prismática ou grau técnico prismático. A utilização deste material na placa de PARE vai garantir uma boa visualização mesmo à noite e também uma durabilidade aproximada de 7 anos em ambientes externos (sol e chuva).
Chapa:
Os tipos de chapa mais comuns utilizados na placa de PARE são:
1- Aço #18 galvanizado com pintura epóxi na cor preto fosco em uma das faces;
2- ACM 3mm ou como conhecido alumínio composto 3 mm na cor preto fosco em uma das faces.
Tamanhos recomendados pelo manual do CONTRAN:
1- Lado de 25 cm ou diâmetro de 60 cm – Em vias urbanas (cidades);
2- Lado de 40 cm ou diâmetro de 100 cm – Em vias rurais (rodovias).
Saiba mais sobre os tamanhos das placas de sinalização NESTE LINK.
Diferença entre a placa de PARE vermelha R-1 e a placa de PARE amarela A-15
A placa de pare amarela A-15 de advertência é utilizada para advertir que à frente, possuem diversas situações em que seja obrigatório realizar a parada obrigatória, neste caso, cada esquina sinalizada com a placa de pare R-1 vermelha de regulamentação.
Resumindo: A placa amarela indica um conjunto de situações em que seja necessário utilizar a placa de pare vermelha de regulamentação.
Curiosidades:
A placa de PARE é a única placa regulamentada que possui formato octogonal, ou seja, 8 lados, e justamente por isso que podemos reconhece-la facilmente mesmo com sinal desgastado ou parcialmente sem visualização.
Nos primórdios, a placa de PARE foi criada em formato quadrado, com fundo branco e letras pretas, e conforme as placas de sinalização foram difundidas, ela foi alterada para cor amarela e preto e posteriormente se tornou vermelha com letras brancas, por último, para tornar este sinal tão importante único, o formato da placa foi alterado para um octógono, que é a forma que o conhecemos hoje em dia na grande maioria dos países.
Espero que este texto tenha te ajudado a saber mais sobre a PLACA DE PARE R-1.
Caso você tenha interesse em adquirir uma placa de PARE regulamentada pelo CONTRAN e pelas normas da ABNT, é só acessar ESTE LINK, você será direcionado a página de compra da placa de PARE.
Um grande abraço!