Geralmente, sim, as placas de trânsito refletivas duram mais que as não-refletivas. Isso ocorre porque as placas refletivas são feitas de materiais de alta qualidade que são mais resistentes a intempéries e à ação do tempo do que as placas não-refletivas.
Além disso, as placas de trânsito refletivas possuem um revestimento de microesferas de vidro ou lentes prismáticas, que ajuda a refletir a luz dos faróis dos veículos à noite ou em condições de baixa luminosidade. Esses revestimentos são altamente duráveis e resistentes à erosão, o que permite que as placas refletivas durem mais tempo do que as não-refletivas.
Também devemos ressaltar que as placas de trânsito refletivas devem seguir parâmetros mínimos de durabilidade de acordo com a norma ABNT NBR 14644 – Sinalização Viária – Películas – Requisitos, que exigem:
1- Durabilidade mínima de 07 anos para placas refletivas do tipo I prismático (grau técnico prismático ou grau engenharia prismático);
2- Durabilidade mínima de 10 anos para placas refletivas do tipo III prismático (alta intensidade prismática);
3- Durabilidade mínima de 10 anos para placas refletivas do tipo X prismático (grau diamante);
Vale lembrar que, independentemente do tipo de placa de trânsito, é importante que as autoridades de trânsito façam uma manutenção regular das placas para garantir que elas estejam em boas condições e possam ser facilmente visualizadas pelos motoristas.
Nós somos a Sinal Center, empresa fabricante de placas de sinalização, conte conosco para tirar qualquer dúvida ou para realizar uma cotação sem compromisso.